webcriarte.com webcriarte.com webcriarte.com
 

Atualização de Site

atualizacaoO projeto de um website institucional em organizações que não têm plano de comunicação ou estratégia de mídia consolidada pode desencadear outros processos, especialmente os relacionados à adaptação da cultura interna à produção editorial e à interlocução direta com o público.

Sob o ponto de vista temporal, o conteúdo de websites institucionais pode ser programado de duas maneiras:

1) A organização publica um website com informações que serão pouco atualizadas e permaneceram no ar por tempo indeterminado.

2) A organização publica conteúdo atualizado permanentemente, produzido pela equipe interna ou por equipe externa contratada para fazê-lo. Em alguns casos, a organização publica também algum conteúdo produzido pelo público.

Embora as equipes de projeto web defendam mais comumente o segundo caso, o primeiro caso ainda é muito comum. E tem a função importante de marcar a presença na web mesmo de organizações que não estabelecem processos intensivos de comunicação online com o público dos seus produtos ou com seus pares de negócios.

Neste caso, o web site existe como um apêndice, independente da organização. Não há muitos trânsitos de informação e o site não repercute nos processos internos, nem os processos internos ficam refletidos no site.

Já no segundo caso, em que políticas internas definem que o site deve ser atualizado com frequência, o canal online passa a fazer parte do cotidiano dos colaboradores, ou pelo menos, de alguns colaboradores.

E mesmo que estes não elaborem diretamente o conteúdo publicado (no caso do serviço ser terceirizado), de uma forma ou outra o site acaba fazendo parte do dia-a-dia de trabalho.

Um web site atualizado com frequência traz questões que atravessam a estrutura operacional e de inteligência organizacional, como:

Que conteúdo é produzido internamente, sobre as atividades de planejamento, operacionais, comerciais?

Que conteúdo é publicável no website? Com que restrições?

Como profissionais que não têm qualquer experiência de produção editorial podem gerar textos e imagens de qualidade, que despertem o interesse de outras pessoas?

Ou, no caso de haver profissionais dedicados à realização destas tarefas, como aqueles podem ajudar a seleção, a produção e a edição do conteúdo?

driverComo a produção de conteúdo ou a colaboração na produção de conteúdo são incorporadas à jornada de trabalho cotidiana? Os colaboradores deixam de fazer suas tarefas habituais para escrever, ou editar fotos, vídeos, áudios? Como este tempo é contabilizado? Como estas tarefas são avaliadas?

Questões como estas evidenciam que, para manter um site atualizado, a organização que não tem ações articuladas de publicação vai precisar passar por mudanças operacionais, estratégicas, mas acima de tudo culturais, para fazê-lo.

Porque um website sempre atualizado transforma qualquer organização numa empresa de comunicação. Seja qual for a sua atividade principal.

PROCESSOS EDITORIAIS

Os processos editoriais incluem uma estratégia de comunicação, mesmo que está se limite à atualização do website.

Nesta estratégia, a organização define aspectos como:

Os objetivos da publicação do conteúdo online.

O tipo de conteúdo publicável e o enfoque (coloquial ou pessoal, num blog ou comunidade, ou técnico, formal, erudito, popular).

Modos de operacionalizar estes processos/ produtos (treinamento da equipe, contabilização do tempo de criação no tempo de trabalho, valorização da produção editorial na avaliação funcional, arquivamento e acesso ao conteúdo antigo).

Como avaliar os resultados destes processos/ produtos? Que retorno provêm, como as pessoas se sentem ao fazer estas atividades, que mudanças encadeiam?

A temporalidade com que o conteúdo será atualizado e o tempo dos colaboradores internos e terceirizados necessário para a sua criação.

AtualizarA atualização permanente de um web site com conteúdo criado por colaboradores internos não é um processo simples, que aconteça apenas a partir de decisão política ou da aquisição de ferramentas.

É um processo que demanda foco definido, competências específicas, mudanças internas, redesenho de processos, treinamento. E também o entendimento claro das demandas do público em relação às informações publicadas. Porque se o público, em última instância não legitimar o conteúdo com a sua aceitação, toda a ofensiva pode resultar apenas numa tentativa bem intencionada.

webcriarte.com webcriarte.com webcriarte.com