webcriarte.com webcriarte.com webcriarte.com
 

Objetivos do projeto de um website

objetivoO entendimento e a explicitação dos objetivos de um projeto de website, que conduzem a formulação do briefing, é às vezes considerado processo de menor importância, pois muitos gestores acham que se não soubessem os objetivos do projeto não o estariam realizando. No entanto, o consenso sobre a visão geral do produto a desenvolver influencia desde os conceitos editorial e funcional da interface até a motivação da equipe que vai desenvolvê-lo.

Os objetivos do projeto de um website explicitam a visão das partes interessadas sobre os resultados esperados tanto pelos clientes finais quanto pela organização, pelos patrocinadores, pela equipe de trabalho, etc. Esta visão, que na verdade inclui tanto o produto quanto o projeto, atravessa as instabilidades dos processos diários e funciona como uma referência que ajuda a tomada de decisões.

O ENTENDIMENTO DOS OBJETIVOS DO SITE E DO PROJETO DO SITE DEFINE:

 As metas prioritárias do veículo (inclusive as prioridades e as influências políticas de cada stakeholder).

Como o canal web se relaciona com outras mídias ou produtos de marketing, integrados à política de veiculação da imagem organizacional.

A conceituação editorial e o tratamento do conteúdo para o público, o que conduz os requisitos de layout e usabilidade, bem como da afinidade com os clientes e suas necessidades (de informações, produtos).

A conceituação editorial e comercial do conteúdo público e dos dados arquivados, identificando sua aderência aos objetivos estratégicos, verificando como será indexado e a abrangência desta indexação (se exaustiva, com mais pontos de acesso, ou seletiva, com nível de acesso limitado).

As forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT) do projeto, da equipe e do produto final.

As linhas gerais para o controle de qualidade e a avaliação dos resultados, sob o ponto de vista da organização e dos clientes, incluindo a programação dos testes da interface, sua frequência e investimentos necessários.

AS LINHAS GERAIS PARA O CONTROLE DOS RISCOS DO PROJETO.

setalarOs objetivos norteiam os diferentes pontos de vista sob os quais os resultados do projeto são avaliados. Norteiam também os objetivos dos subprojetos (subsites, processos, funcionalidades) que podem derivar do projeto principal.

setalarA articulação dos objetivos de um site é resultado de processos permanentes de iteração entre os stakeholders, soma da colaboração interdisciplinar e encadeada (muitas vezes interdepartamental e interempresarial) das competências mobilizadas para a criação de um produto / processo novo. Cada parte se soma para encadear ideias, fontes, informações e articular os resultados esperados.

setalarO processo iterativo de conhecimento dos objetivos de um site começa com a avaliação dos objetivos de negócios e do projeto, e das condições operacionais para a implementação das funcionalidades necessárias.

OS OBJETIVOS DE UM WEBSITE COMBINAM DIVERSOS PROCESSOS DE NEGÓCIOS, COMO:

setaverdeVender produtos e serviços

setaverdePublicar informações para públicos segmentados 

setaverdeDisponibilizar banco de dados

setaverdeApresentar uma organização e sua missão

setaverdeReforçar uma marca

setaverdeCriar comunidades de pessoas em torno de ideias, pessoas, interesses comuns

setaverdeCompartilhar arquivos de imagens, vídeos, sons

setaverdeMinistrar treinamentos

setaverdeVeicular jogos e entretenimento

setaverdeEstabelecer conexões com (e entre) os colaboradores, fornecedores e parceiros

setaverdeCompartilhar e divulgar conhecimento

metasAlguns objetivos são mais importantes que outros e muitas vezes os interesses organizacionais (e às vezes até pessoais) sobrepujam os interesses dos usuários finais. Cabe aos gestores do projeto equilibrar as tensões entre objetivos estratégicos e interesses das partes interessadas, pois de modo geral os diferentes aspectos do projeto não são excludentes.

A articulação imprecisa dos objetivos ou da visão geral do web site pode conduzir o desenvolvimento a resultados equivocados. Selecionar os fragmentos de informações nas conversas, filtrar os argumentos relevantes e chegar a um consenso muitas vezes exige paciência e diplomacia.

Também pode acontecer que um projeto atenda aos seus objetivos e, no entanto, não ser bem sucedido, pois estes não foram corretamente articulados.

É necessário manter a perspectiva de que o projeto realiza seus objetivos de negócio quando satisfaz as necessidades do cliente final, mesmo que na maioria das vezes este não articule precisamente o que espera de um web site, ou suas sinalizações não verbais não sejam bem percebidas.

webcriarte.com webcriarte.com webcriarte.com